31/01/2015

Casa Fernando Pessoa: Fevereiro com filosofia, leituras e contos…e novos livros


Fevereiro começa na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, com o cruzamento entre a filosofia e a literatura, na conferência internacional organizada pelo IFILNOVA – Instituto de Filosofia da Nova.

Fevereiro é também um mês de encontros e de parcerias, com um primeiro gesto triangular a lembrar Nuno Bragança e com o regresso do ciclo «Os Espaços em Volta».

Haverá também novos livros e novas perspectivas, com a apresentação de um conjunto de textos de Pessoa organizados por José Barreto numa nova leitura sobre o pensamento político do autor.
Ainda em Fevereiro, tempo para o teatro, descentralização e internacionalização, com a apresentação do FITA – Festival Internacional do Alentejo; e também para a pintura, poesia, música e do serviço educativo para as famílias.

No próximo mês, à actividade regular da Casa Fernando Pessoa somam-se várias iniciativas que privilegiam o encontro com outras estruturas e outros públicos. Destas há que destacar a relação triangular estabelecida com a Fundação José Saramago e com a editora BOCA. Em Sem casas não haveria ruas, as duas casas de autor de Lisboa deixam-se ocupar pelas leituras e contos que a BOCA traz. A começar este ciclo será lembrado Nuno Bragança (1929-1985).

Ainda nas relações de colaboração, de referir a continuidade d’Os Espaços em Volta, um projecto de Inês Fonseca Santos e Filipa Leal que, em torno de uma efeméride, convocam intervenientes de áreas diversas e muitas vezes desencontradas para uma dinâmica troca de ideias. Em ano de regresso da saga «Guerra das Estrelas», começa-se por aí mesmo: «pelo futuro que é hoje presente».


O FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo é um trabalho de confluências em que a descentralização e a colaboração transnacional se cruzam. Na segunda edição deste festival (de 5 a 28 de Março), a presença de Fernando Pessoa encontra-se na confluência referida através da co-produção entre Portugal, Cuba e Colômbia de «Os cinco enterros de Pessoa», um trabalho do actor e dramaturgo Juan Carlos Moyano inspirado no poema homónimo de Juan Manuel Roca. Aqui, a propósito de «Os cinco enterros de Pessoa», apresentar-se-á o programa do festival seguido de leituras de autores portugueses, cubanos e colombianos.

Estando o pensamento e a investigação também na matriz da actividade da Casa Fernando Pessoa, de destacar a associação do espaço com a conferência internacional do IFILNOVA – Instituto de Filosofia da NOVA, A pluralidade do sujeito e a crise da modernidade onde as perspectivas de filósofos e escritores se cruzam ao longo de três dias; quer à apresentação do novo trabalho de José Barreto, Fernando Pessoa – Sobre o fascismo, a ditadura militar e Salazar (edição Tinta-da-China).

Este último oferece espaço para uma nova leitura do posicionamento político do autor. Para nos guiar nesta reflexão, a entrevistar José Barreto, estará a escritora e jornalista Susana Moreira Marques.

O Serviço Educativo da Casa Fernando Pessoa trabalha diariamente com escolas e outros colectivos de educação. No primeiro sábado de cada mês dedica-se às crianças e às famílias. «Em Aqui viveu Pessoa», numa visita à casa que o autor habitou nos últimos 15 anos da sua vida e com recurso à leitura e à escrita, dá-se a conhecer Pessoa, o seu trabalho e a sua vida. A oficina é para crianças dos 6 aos 11 anos.

Continua ainda a exposição de Manuel Casimiro, com a pintura assente em poesia, prosseguem as sessões de poesia «Poetas de Mar e Mundo», desta feita com foco em Moçambique, e a música dos Solistas da Metropolitana, num recital onde será apresentado Brahms.

A Casa Fernando Pessoa está aberta de segunda-feira a sábado, das 10:00 às 18:00. Além da programação regular que anima este espaço, pode também visitar-se o quarto de Fernando Pessoa e a biblioteca temática, especializada em Fernando Pessoa e em poesia.



Fontes: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=757920

Sem comentários:

Enviar um comentário