21/02/2015

Como a psicologia das cores influencia na comunicação

Quando desenvolvemos qualquer tipo de comunicação visual várias preocupações estão presentes em cada decisão, e uma delas é a influência da psicologia das cores. Muitos já estão cientes do assunto, porém de forma muito leiga, no máximo para escolher a cor do quarto do nenê.

Há muito tempo vi no Pinterest uma roda de cores e suas respectivas emoções, salvei em meu celular e fiquei muito tempo olhando e analisando o material. Mais tarde, vi uma matéria na Forbesfalando sobre a importância e influência das cores, mais especificamente em ambientes. Minha perspectiva, neste post, será na comunicação em apresentações, em entendermos alguns pontos de como essa influência acontece.


50% das atividades cerebrais estão na visão

Mesmo que a gente não tenha ciência, nós percebemos os detalhes ao nosso redor, e isso inclui as cores. Considerando que temos cinco sentidos, se somente a visão detém 50% das atividades cerebrais, então a média distribuída para os outros sentidos é de 12,5% – isso significa que sim, o visual importa: de forma racional ou irracional, sempre estaremos visualmente atentos.

As cores influenciam nas percepções sensoriais
E digo isso considerando todos os outros sentidos. Por exemplo, um ambiente aparentar ser mais quente ou mais frio apenas pela escolha de cores e formas. Em uma apresentação você pode (e deve) utilizar as cores a favor da mensagem que deseja passar – por que você acha que, geralmente, valores negativos de um gráfico são naturalmente vermelhos? Ou que o termo “estar no vermelho” signifique algo ruim?

Estimule as emoções
Para cada cor, um efeito, uma emoção. É importante lembrar que os efeitos que as cores causam nas pessoas também possuem raízes culturais. O luto, por exemplo: a cor preta é mais comum para expressar este sentimento, porém no oriente, em países como Japão e China, ele é expresso pela cor branca. Por isso (também) que é importante conhecer sua audiência. Outro fato curioso: sabia que muitos atletas costumam ter um desempenho pior quando seu oponente está vestindo roupa vermelha? E que alguns estudantes expostos à luz vermelha antes de fazerem uma prova tiveram um desempenho pior?

Com a imagem acima você já pode fazer boa diferença na hora de escolher as cores de sua apresentação ou especificamente de uma mensagem que deseja passar, e se você tiver dificuldade para combinar a cor escolhida com outras, eis uma das melhores ferramentas online que já descobri:Adobe Color.

A influência da psicologia das cores na comunicação é mais profunda do que a gente imagina, não se preocupe em fazer apenas um pouco – o mínimo que você conseguir aplicar em suas apresentações já farão a diferença.

Cor também é poder.

Fontes: http://www.monkeybusiness.com.br/blog/como-psicologia-das-cores-influencia-na-comunicacao/

Sem comentários:

Enviar um comentário