24/04/2015

A Internet na origem de ansiedade e stress nos jovens



O seu filho está ansioso ou com stress? É possível que a Internet seja a causa. Um estudo sobre o Uso Problemático da Internet (UPI), realizado pela investigadora portuguesa Ivone Patrão, concluiu que existe uma relação entre o uso indevido da Internet e a ansiedade, a depressão e o stress nos jovens. Dos 645 jovens inquiridos, 10% foram detectados com UPI.

Quase metade deles (40%), assume que estão dependentes de estar online, disse à Lusa a investigadora. No decorrer da investigação, a autora apurou que o jovem relaciona este uso da Internet ao bem-estar. Os jovens "conseguem estar conectados ao grupo de pares e sentirem que pertencem ao grupo, ainda que a via seja o online", explicou, sublinhando que "até jogar os jogos online dá a percepção de se pertencer a um grupo, apesar de haver pouca comunicação entre eles, pois o tema é só o jogo".
Ivone Patrão contacta diariamente, no decurso da sua prática clínica, com o fenómeno dos jovens que dependem da Internet e reconhece que este está a aumentar. O Uso Problemático da Internet é uma patologia, para a qual já foram criados tratamentos. "Atendo todos os dias jovens e famílias que chegam por vários motivos, como alterações no comportamento dos filhos, faltas às aulas, tempos livres totalmente ocupados com o computador", disse Ivone Patrão. Os jovens mostram mais sintomas de isolamento. Um desses sintomas é irritabilidade quando não os deixam jogar computador, nomeadamente a uma determinada hora em que outros amigos estão também a jogar.
Na investigação, foram identificados jovens deprimidos, para quem a Internet funciona como um escape, mas também o contrário: jovens com um percurso normal, mas que se cruzam com os que usam a internet. Paralelamente a esta dependência, são muitos os que manifestam ausência de actividades face a face. "Começamos a ver que não têm amigos, não têm rede – além da online – e isso vai pô-los em risco", salientou a investigadora.
Ivone Patrão é docente do ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, e autora do estudo sobre "Jovens e UPI: A relação com a ansiedade, depressão e stress", que identificou esta ligação. Os 645 jovens questionados frequentam o sétimo, oitavo e nono ano do ensino básico. A investigação será apresentada na quinta-feira no VI Congresso Internacional de Psicologia e do Adolescente, que decorre quarta e quinta-feira na Universidade Lusíada, em Lisboa.

Fontes: http://www.sabado.pt/vida/detalhe/a_internet_na_origem_de_ansiedade_e_stress_nos_jovens.html

Sem comentários:

Enviar um comentário