09/01/2015

Entenda por que estudar lógica beneficia a sua carreira

A análise da argumentação não se restringe às áreas de Filosofia e Direito. Conheça os motivos

Fonte: Shutterstock

Embora a argumentação seja atribuída a advogados e publicitários, esta habilidade diz respeito a todas as profissões e não se restringem ao ambiente profissional

Geralmente a lógica é tópico de estudo para pessoas que trabalham com Matemática, Filosofia e Ciência da Computação. No entanto, esta análise de argumentos e raciocínio é importante para profissionais de todas as áreas. Caso você não esteja convencido de que há benefícios para outras carreiras, confira a seguir algumas razões para estudar lógica:

1 – É desafiador

Estudar lógica simbólica é quase como montar um quebra-cabeça ou resolver um sudoku: você deve analisar os argumentos e reordená-los para que façam sentido. De início, as conexões podem não ser tão óbvias e, por isso, você precisará exercitar sua mente para encontrar os encaixes de modo a torná-los válidos. A tarefa não é fácil, mas o desafio o motiva a continuar.

2 – Rapidez de raciocínio

Ao se deparar com um problema, os profissionais devem pensar rapidamente para encontrar uma solução. A pressão e o fato de não saber o que deu errado podem complicar a resolução desta situação, mas se você pratica com frequência a análise de fatos aparentemente isolados e suas possíveis relações, como propõe a lógica, você conseguirá mais velocidade nas questões relativas ao trabalho.

3 – Argumentação melhor fundamentada

Embora a argumentação seja atribuída a advogados e publicitários, esta habilidade diz respeito a todas as profissões e não se restringem ao ambiente profissional, afinal persuasão é exigida tanto durante uma entrevista de emprego, na qual você tenta convencer o gestor de que você é o melhor candidato para a vaga, como nas tradicionais discussões de família sobre política ou futebol. Até as redações dos vestibulares prezam que os candidatos aprovados saibam debater suas ideias.

Este elemento chave da filosofia permeia todas as situações cotidianas e, se você quer demonstrar que suas ideias são de fato válidas – independentemente do assunto ao qual elas se referem ou do contexto da discussão –, estudar e compreender a retórica é interessante.

Fonte: Universia Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário