06/01/2015

Já pensou sobre como a psicologia pode ser importante para você?

Contar com o apoio de um psicólogo pode ser fundamental para melhorar o autoconhecimento e descobrir novos objetivos.

A psicologia pode ser resumida como o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por meio da análise de suas emoções, ideias e valores. O profissional que trabalha com a psicologia diagnostica, previne e trata doenças e distúrbios mentais, emocionais e de personalidade. Talvez seja por isso que a profissão esteja tão em alta no momento.
Nunca o emocional e o psicológico passaram por tantos problemas. Atualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas sofrem com a depressão e seus efeitos colaterais ou variáveis, como transtorno bipolar, fobias ou boderline. Porém, o maior problema ainda é a falta de conhecimento no assunto, que faz com que muitas pessoas não procurem tratamento e o pior: não aceitem que estão com problemas.
Segundo João Alexandre Borba, psicólogo e coach, para algumas pessoas a psicologia é uma forma de mandar embora o estresse do trabalho, servindo como uma forma de prevenção de problemas, enquanto, para outras, ela pode atuar como um método de cura.
“Algumas pessoas nos procuram porque desejam tirar pelo menos uma hora de semana para elas mesmas, a fim de colocar os pensamentos e sentimentos no lugar, contando com o apoio de uma pessoa externa, que tem uma visão diferente dos acontecimentos, e que estudou para isso. Já outras chegam ao meu consultório com problemas bem definidos – e, em pouco tempo de consulta, é possível avaliar quais são as principais dificuldades que o paciente está enfrentando no momento, e, então ajudá-lo a passar por isso”, comenta Borba.

Seja qual for o motivo que o leve ao psicólogo, o resultado será sempre positivo – e o tratamento deve sempre ser levado a sério. “O mundo de hoje anda corrido demais, e, com isso, as pessoas esquecem-se de tirar um tempo só para elas. Durante as consultas, elas são o foco de tudo. Esse é o momento em que muitas pessoas atarefadas ‘se obrigam’ a esquecerem do resto e preocuparem-se consigo mesmas – e isso é um grande auxílio na hora de colocar as prioridades no lugar. Todos precisam de um tempo para si”, exalta o psicólogo.

Muitos se perguntam sobre qual é a hora certa para começar um tratamento terapêutico, mas o psicólogo lembra que não existe uma resposta exata para isso. “Não existe momento certo para começar o tratamento, porém, independente de quando isso for feito, o importante é o paciente querer e estar interessado na terapia, ciente de que ela é um auxílio no autoconhecimento e até para encontrar a resolução de alguns problemas – mas que ela não é a solução para isso”, ressalta Borba.

O coach lembra que a solução sempre está dentro da própria pessoa e que os psicólogos apenas ajudam nesse processo de encontrar o caminho, porém, param por aí – “é o próprio paciente que deve tomar suas decisões. Nós o ajudamos a ver as vantagens e desvantagens de cada escolha, mas a palavra final é sempre dele – e não cabe a nós aprovar ou reprovar sua escolha, e sim ouvi-la e auxiliá-lo, caminhando a seu lado”, conclui.

Serviço: João Alexandre Borba

Master Coach Trainer e Psicólogo

joao.alexandre@live.com

https://www.facebook.com/joaoalexandre.c.borba

João Alexandre Borba- Master Coach Trainer/Psicólogo Clínico e Desportivo

É Master Coach Trainer internacional, já tendo formado mais de 40 turmas em diversos estados brasileiros e no Japão. É Co-fundador do Instituto Internacional Japonês de Coaching. Atua como Coach de atores, atletas, executivos e casais.

É Psicólogo Desportivo e Clínico, Trainer em PNL, ministra palestras, cursos e treinamentos voltados ao autoconhecimento, ressignificação de crenças e transformação pessoal. É o criador do Programa de Treinamento Life Impact, voltado para desbloqueios emocionais e elevação de performance. João Alexandre Borba é escritor, escreve artigos regularmente, já tendo participado como co-autor dos livros “O Manual Completo do Coaching” e “Coaching e Psicologia”.

Fontes: http://www.segs.com.br/demais/24187-ja-pensou-sobre-como-a-psicologia-pode-ser-importante-para-voce.html
https://www.google.pt/search?q=psicologia&espv=2&biw=1280&bih=675&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=gFCsVMn2Ksb7UtPyg8gJ&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=psicologia+desportiva&imgdii=_&imgrc=H1zbgo-DHPdWqM%253A%3BuSQ0JSdHeMPThM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fmh.utl.pt%252FLabpsicologia%252Fimages%252Fsimblab.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fmh.utl.pt%252FLabpsicologia%252Fensino%252Fmestrados%252Fmestrados.html%3B486%3B289

Sem comentários:

Enviar um comentário